sábado, 5 de outubro de 2013

Reflexão:O Significado de Sua Vida

À PROCURA DE SIGNIFICADOS

O escritor e filósofo Albert Camus dizia que “se os homens nem sempre podem conseguir que a história tenha sentido, sempre podem atuar de tal forma que suas próprias vidas o tenham”.

A palavra “sentido” refere-se a “aquilo que é significativo para o indivíduo em cada situação particular da sua vida”. O sentido é único e pessoal, como também a busca de sentido. A perda do senso de que a vida tem significado leva à melancolia, à monotonia, ao alcoolismo, ao sexo desenfreado ou compulsivo, à delinqüência juvenil e, em alguns casos, ao suicídio.

Para Emile Durkheim, em seu clássico estudo sobre o suicídio, o maior número de suicídios é causado pela anomia, que poderia ser considerada a “falta de significado”. E o suicídio “anômico” ocorre quando uma pessoa ou não tem objetivo algum na vida, ou persegue um objetivo inatingível, seja o poder, o sucesso ou o prestígio. Durkheim acrescenta que nenhum ser humano pode ser feliz ou mesmo existir, a não ser que suas necessidades sejam suficientemente proporcionais aos seus meios.

Comentando sobre a obra de Viktor Frankl, o húngaro Arthur Koestler, grande ativista político e social, escreveu: “Existe no homem uma tendência inerente para sair à procura de significados para preencher e de valores para realizar... Milhares e milhares de jovens estudantes vivem expostos a uma doutrinação... que nega a existência de valores. O resultado disso é um fenômeno que vem se espalhando pelo mundo todo - mais e mais pacientes se acotovelam em nossas clínicas queixando-se de um vazio interior, de uma total e extrema falta de significado na vida”.

Os seres humanos que não sabem o significado da sua vida vagam a esmo pelo mundo. Cristo sabia precisamente quem Ele era e qual o significado da sua vida: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me seguir não caminhará nas trevas”. “Eu sou a vida”. “Eu sou a ressurreição. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá”.

Jesus confere significado ao sofrimento e à morte, à nossa vida como um todo. Ele nos fornece mais significados do que respostas. A verdadeira doença mental e emocional da qual muitos sofrem hoje em dia não é neurose ou psicose e sim ausência de significado.


Texto do livro Seja Feliz em Um Mundo Infeliz de Alex Cardoso. Pedidos: 0300-7892502 - MK Editora - ou acesse: www.mkeditora.com.br, retirado do site
 http://www.cemeru.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário